6 de maio de 2025
Compras públicas
Prefeitura de Raul Soares (MG) abre concorrência para pavimentação do município
imprensa
Encontro virtual será na próxima quarta
Acontece na próxima quarta-feira (27), às 14h, a última mentoria de uma série de dez treinamentos gratuitos promovidos virtualmente em parceria pelo Observatório Social do Brasil (OSB) e o Portal BBMNET sobre a Lei nº 14.133/2021, conhecida como Nova Lei de Licitações e Contratos (NLLC). O tema que finalizará os encontros ao vivo será o da Fiscalização e Gestão de Contratos Administrativos, ministrado pela professora Christianne Stroppa, especialista em auditoria e inovação no setor público.
A nova lei promoveu mudanças profundas e relevantes no campo das contratações públicas. “Essas alterações representam um avanço significativo na modernização e na eficiência da gestão pública”, declara a professora que destaca como principais os seguintes aspectos:
(i) ampliação do espaço para soluções consensuais;
(ii) reconhecimento do direito do contratado à extinção do contrato;
(iii) introdução de um novo modelo sancionatório;
(iv) maior controle e limitação no uso das prerrogativas da Administração;
(v) possibilidade de vigências contratuais mais extensas.
A advogada e consultora em Licitações e Contratos Administrativos esclarece que a gestão e a fiscalização de contratos são funções distintas e complementares. A gestão contratual envolve uma visão ampla e estratégica do contrato, abrangendo sua execução integral, com foco no planejamento, na coordenação das atividades e no alcance dos objetivos pactuados.
Já a fiscalização contratual, esclarece, concentra-se no acompanhamento operacional do contrato, garantindo, no dia a dia, o cumprimento dos termos contratuais e a conformidade técnica do desempenho do contratado. “Por essa razão, é recomendável, em princípio, que essas funções sejam desempenhadas por servidores públicos distintos, preferencialmente integrantes do quadro permanente da Administração, assegurando maior especialização e imparcialidade na execução de cada atribuição”, pontua Stroppa.
Abaixo, pontos originais que são incorporados e complementados:
a) Objetivos da Contratação:
b) Implementação de Governança para Segregação de Funções:
c) Cláusulas Contratuais Bem Desenhadas:
d) Assessoria Jurídica e Controle Interno como Segunda Linha
e) Capacitação e Designação de Gestores e Fiscais
f) Planejamento Detalhado
g) Soluções Tecnológicas
h) Gerenciamento de Riscos
i) Acompanhamento Orçamentário e Financeiro
j) Avaliação Pós-Contratual
Christianne Stroppa é professora Doutora e Mestre pela PUC/SP. Especialista em Auditoria e Inovação no Setor Público. Ex-Assessora de Gabinete no Tribunal de Contas do Município de São Paulo. Advogada e consultora em Licitações e Contratos Administrativos. Membro associado do Instituto Brasileiro de Direito Administrativo (IBDA), do Instituto de Direito Administrativo Paulista (IDAP), do Instituto dos Advogados de São Paulo (IASP), do Instituto Nacional de Contratação Pública (INCP) e do Membro associado do Instituto de Direito Administrativo Sancionador Brasileiro (IDASAN). Professora convidada das pós-graduações em licitações e contratos da Coordenadoria Geral de Especialização (COGEAE) da PUC/SP, da PUC/PR, da Escola Mineira de Direito (EMD), da Faculdade Polis Civitas – Curitiba/PR, da Faculdade Baiana de Direito e do Complexo de Ensino Renato Saraiva Ltda. – Faculdade CERS. Autora de diversos artigos e palestrante na área da contratação pública.
6 de maio de 2025
Compras públicas
Prefeitura de Raul Soares (MG) abre concorrência para pavimentação do município
28 de abril de 2025
Destaque Nova Lei de Licitações
Contratação de Serviços Terceirizados em licitações será tema da mentoria de abril
11 de abril de 2025
Destaque Licitações
Prefeitura de Mogi Guaçu publica série de editais para compras e contratações públicas